- TIAGO 2:22 “Vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada”
- As formas e locais em que se pratica o voluntariado são todas as que a imaginação possa alcançar. Através de segmentos religiosos, entidades, associações, movimentos de bairros e tantas outras, promove-se o serviço voluntário para o desenvolvimento humano de um local. Também é pacífico o entendimento de que o maior beneficiário do serviço voluntário é quem o presta. Da mesma forma, que toda nação que o pratica revela alto desenvolvimento humano de seus membros. No Brasil, segundo o IBGE, o serviço voluntário vem crescendo, mas, ainda, muito distante do nível de excelência existente em outros países. Assim, apresentamos alguns pontos, que entendemos, smj, balizar um trabalho voluntário eficaz:
- PRIMEIRO – o primeiro e essencial fator é o da confiança. Com efeito, o voluntário precisa ter FÉ no projeto a que irá servir. Não basta uma lei e muito menos discursos emocionados. O que é imprescindível é que quem for doar horas de sua vida a terceiros acredite que o fim será alcançado;
- SEGUNDO – trazer os jovens para o voluntariado. São eles, com certeza, a parcela mais idealista. E nessa fase da vida ainda não conhecem muitos aspectos existenciais, com isso, se faz uma excelente oportunidade de formação de lideranças futuras com ímpeto no desenvolvimento humano;
- TERCEIRO – criar estímulos. Datas comemorativas são importantes (p.ex. Dia Nacional do Voluntário em 28 de agosto), mas é preciso ir além. Dentro do grupo, por menor ou maior que seja, a equipe tem que estar estimulada em executar o trabalho. Sabe-se que a personalidade humana é una, mas esse é o desafio do líder, saber reconhecer e lidar com as diferenças de cada um.
- Como visto, o voluntário precisa ter FÉ naquilo que se propôs, nesse sentido, para finalizar, citamos Mateus 17:20 “Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. NADA SERÁ IMPOSSIVEL PARA VOCÊS.”
- Por: Cláudio Tonol – MULTIPLIC
- Junho/23
Post A Comment